DIY: Anel da Minnie

22.11.13

 

   
    Oi gente ... Pra começar, eu sou a da Bru (ou Babu), tenho 32 anos. Sou mãe de dois filhos (Miguel, 8 e Theodoro, 5). Fiz faculdade de Direito e atualmente dou aulas de dança do ventre na Oficina da Arte numa cidade do interior de São Paulo, onde moro com minha família (pai, mãe e irmão) há 18 anos. Em março deste ano, resolvi que ia fazer o que gosto como profissão. Foi aí que voltei a dar aulas de dança e pouco depois abri o ateliê Arte&Fato.

    Investi minhas economias (poucas mesmo) em materiais e passo os dias (e às vezes noites) customizando, costurando, colando, pintando, bordando, inventando. Sem contar as amigas que colaboraram muito no início me confiando peças para customizar só para divulgar meu trabalho.


   Em breve lançarei a coleção “Ser feliz, sem motivo!!!” de camisetas customizadas e bolsas. Estou ansiosa para isso, mas quero caminhar com calma!!!
    Parei um pouquinho as coisas do ateliê Arte&Fato byBabu pra vir aqui ensinar o #fofo anel da Minnie (eeeee!!!) Desculpem a demora!!! Mas antes quero agradecer a Lully (#linda) pelo espaço e pela ajuda!!! Ela me inspirou com seus trabalhos mega fofos... O que me deu um 'up' a pegar firme nos meus trabalhos (eu andava meio tristinha e desanimada)!!


Bom, vamos lá!!
Primeiro, os materiais

1: • massa de biscuit (comprei pronta na cor preta). 

• esmalte preto (metálico ou não) (usei o Tattoo da Risqué). 

• esmalte vermelho ou incolor (o meu é o Copacabana da Realce). 
• linha vermelha (usei um pedacinho de uma meada que eu tinha de fazer ponto cruz, os 6 fios mesmo) ou fitinha de cetim n. 0 ou outra linha qualquer. 
• fita de cetim vermelha (a minha já tem bolinhas brancas).




2: • régua fina, faquinha, espátula (qualquer coisa para cortar a massa). 

• caneta. 

• plástico (daquelas mais grossinhos). 
• tesoura. 
• alfinete (esqueci de fotografar).

3: • cola instantânea. 

•cola lantejoula. 

• água. 
• palito de unha (grosso).

4: • pedaço de madeira ou rolinho para abrir a massa.

5: • Medida do anel: você pode usar um anel que já tenha, mas caso não saiba qual medida fazer, para vender ou dar de presente, utilize uma tabela ou medidor. Achei na internet mesmo. O problema é que achei medidas diferentes, que tinha diferença de um número para outro. Então eu fiz uma média entre esses números. Acho que deu certo. Você encontra na internet também formas de medir o dedo. É fácil. 


Lembrando que os tipos e cores dos materiais são mera sugestão. Utilize o que tiver em casa e de sua preferência!


 Preparação:


1- Pinte a fita de cetim com esmalte (para que ela fique mais durinha). Uma camada é suficiente. Deixe secar. 

2- Faça um rolinho com a massa e coloque no plástico dobrado. 

3- Abra a massa com ajuda da madeira ou rolinho. 
3- Verifique se o tamanho é suficiente para o anel que você pretende fazer. Lembre-se que a massa de biscuit encolhe depois de seca, então faça um tamanho maior do que pretende no resultado final. 
4- Corte as laterais.


6- Corte um dos lados. 


7- Meça o tamanho do anel e marque (como expliquei antes, corte um tamanho maior, ou seja, se você quer um anel aro 18, corte a massa na medida do aro 16). 

8- Corte onde marcou. 

9- Afine as laterais. 
10- Corte as rebarbas aproveitando para cortar o formato. 
11- Resultado. 

 Anel


1- Umedeça os dedos e alise a massa eliminando as imperfeições. 

2- Verifique o tamanho se ainda está correto. Se não estiver corte ou modele para finalizar. (DICA: para modelar, esteja com os dedos úmidos). 

3- Umedeça as pontas e cole-as (eu fiz pequenos movimentos de “vaivém”, esfregando uma na outra até sentir que estava grudando. Mas tem que fazer com bastante cuidado para não amassar o anel todo). 
4- Resultado. 

1- Imediatamente, faça duas bolinhas com a massa. 


2- Modele as orelhas com auxílio da parte de trás da caneta (eu deixei uma parte da borda mais grossa que a outra, achei que ficou mais bonitinho). 

3- Modele as orelhas com auxílio da parte de trás da caneta. 

4- Com o mesmo processo cole as orelhas do fechamento do anel. Umedeça e esfregue a orelha no anel até sentir que está ficando firme. Atenção para a posição que vai colar as orelhas. Elas devem ter certa distancia entre si de forma centralizada ao anel, já que a parte “de cima” dele é mais grossa que a “de baixo”. Atenção também para deixar as orelhas alinhadas com a parte de trás do anel. 
5- Resultado. Deixe secar (o ideal é de um dia pro outro, mas com umas duas horinhas já dá para continuar).

1- Dobre a fita de cetim pintada (e seca) para fazer o laço. 


2- Prenda com um alfinete. 

3- Amasse o meio formando o laço e amarre firme com a linha (ou fita de cetim n.0). 

4- Tire o alfinete do laço pronto. 
5- Coloque uma gota de cola instantânea (uma gota mesmo, é só pra não desfazer o nó quando cortarmos a sobra de linha). 
6- Abra as voltinhas do laço. 
7- Use o palito de unha (esse eu uso só para artesanato, viu!) para que eles fiquem mais gordinhos (e mais bonitos) (é só colocar o palito na voltinha do laço e girar). 
8- Passe mais uma camada de esmalte (para deixá-lo mais firme e para que a linha utilizada para amarrar tenha o mesmo acabamento do laço) e deixe secar.

1- Verifique que não há rachaduras no anel. Se houver, terá que preenchê-las com um pouco de massa bem molinha e alisar até que fique bonito. Se estiver tudo ok, pinte o anel com o esmalte preto (lembre-se de pintar na junção da orelha e do anel. O esmalte vai ajudar na colagem dessas partes e o acabamento vai ficar mais bonito) (dica: aproveite para pintar a parte interna também). Deixe secar, depois pinte a parte de trás do anel (aproveite para “dar acabamento” na parte interna ). FIQUE DE OLHO: verifique se não ficaram falhas ou marcas da pintura da parte da frente, agora é a hora de consertar isso. 


2- Deixe secar. 
3- Passe cola lantejoula no laço (antes, coloque o laço no anel e veja onde eles se encostam... são nesses lugares que você precisa passar a cola). 
4- Posicione e deixe secar. 


Seu anel está pronto! 


   E ai??? o que acharam???
Eu achei muito fofo e já recebi encomendas na semana que postei no meu face.
     Falando nisso, para verificar meus trabalhos é só dar uma fuçadinha no perfil do ateliê Arte & Fato no facebook (curtam!!!). Quem quiser encomendar alguma coisa é só deixar uma mensagem lá também que eu respondo todo mundo, e o mais legal: se você viu, imaginou e quer alguma coisa (roupa, acessório, sapato, objetos...) e não sabe como nem onde... EU FAÇO!!!
Pode pedir tutorial, sugerir, criticar, dar ideias, mandar fotos do que fizeram...
      Preciso agradecer a Gabi do Sonhos de Melbi, de onde eu roubei na cara dura as fotos... kkkkkkkkkk Calma, gente!!! A Gabi postou esse meu tutorial lá também. E como ela foi perfect na montagem e tals, eu peguei!!!

   O post ficou longo, né? Mas eu precisava explicar tudo direitinho pra vocês e agradecer as pessoas certas!
   Espero que tenham gostado... bjinhos

Babu

3 comentários:

  1. Que legal...Adorei...Ficou bem feitinho e fofo *--*
    Ótimo tutorial ^^
    Beijos da Bia!♥♥♥
    http://strelateen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Bia. q bom q gostou... logo logo tem um diy novo pra vcs!!! Não esquece de curtir lá no face ;) bjinho

      Excluir

©COPYRIGHT 2016 LULLY MEL - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo